2º Ciclo de Leituras sobre Autoria Feminina destaca vozes e resistências de escritoras do DF em encontro na Biblioteca Demonstrativa

Na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, realiza o 2º Ciclo de Leituras sobre Autoria Feminina no Distrito Federal. A iniciativa, promovida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), é coordenada pela escritora e educadora Cris Reis e tem como objetivo promover reflexões sobre a produção literária de mulheres do DF, valorizando suas vozes, trajetórias e contribuições para a literatura contemporânea.

 

Nesta edição, Cris Reis e Gina Vieira conduzem a leitura e o debate do texto “Carta às Mulheres Escritoras do Terceiro Mundo”, da pensadora chicana Gloria Anzaldúa. O encontro propõe um diálogo aberto sobre autoria, identidade e resistência, a partir de uma perspectiva feminista e decolonial, estimulando o público a refletir sobre o papel das mulheres na literatura e na transformação social.

 

Sobre as participantes

Gina Vieira Ponte de Albuquerque atuou como professora da educação básica na Secretaria de Educação do DF por mais de 30 anos. É graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Linguística pela UnB, além de especialista em Educação a Distância, Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e Letramentos e Práticas Interdisciplinares. É autora do projeto Mulheres Inspiradoras, premiado 26 vezes, incluindo o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos.

 

Cris Reis, cujo nome completo é Roseane Cristiane Correia Lima dos Reis, é mestranda em Linguística pela UnB (PPGL/UnB) e integra o GECRIA – Grupo de Pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (UnB/CNPq). Sua pesquisa aborda a autoria feminina no DF sob uma perspectiva crítica e decolonial. É autora do livro Sim (Avá Editora, 2018) e coautora do volume Autoria Criativa: por uma pedagogia da escrita (Pontes Editora, 2021). Graduada em Letras-Português e Pedagogia, é também especialista em Gramática da Língua Portuguesa.

 

“O 2º Ciclo de Leituras sobre Autoria Feminina no DF reforça o compromisso da Biblioteca Demonstrativa e da Universidade de Brasília com a promoção da diversidade, da crítica social e da valorização das vozes femininas que constroem o panorama literário do país”, ressalta a coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara.

 

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Compartilhe sua opinião

YouTube
Instagram