Biblioteca Demonstrativa recebe palestra gratuita sobre a participação brasileira na Bienal de Ilustrações de Bratislava

O artista brasiliense Felipe Cavalcante realiza, no dia 4 de novembro, às 19h, uma palestra pública gratuita na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, sobre sua participação como jurado da 30ª Bienal de Ilustrações de Bratislava (BIB) — uma das mais importantes premiações mundiais dedicadas à ilustração infantil. A atividade também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube.

 

Realizada na Eslováquia entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, a Bienal conta com o apoio da UNESCO e do IBBY (International Board on Books for Young People) e reúne centenas de obras de artistas de todo o mundo. Indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Felipe Cavalcante foi o único representante brasileiro entre os dez especialistas internacionais que compuseram o júri responsável por avaliar e premiar os trabalhos expostos.

 

A palestra integra o projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), por meio do edital Conexão Cultura DF, e busca promover a ilustração e o livro infantil como ferramentas de diálogo entre culturas, gerações e sensibilidades. Além da palestra, Felipe também ministrará uma oficina de ilustração em parceria com a Associação Cultural Jornada Literária do DF, no Paranoá.

 

Segundo Felipe, foi uma experiência inesquecível e extremamente enriquecedora, marcada por trocas valiosas com os demais jurados. “Foram quatro dias de trabalho intenso, com muitas visitas às exposições, votações coletivas, análises detalhadas das obras, argumentações e defesas, sempre com respeito às diferenças e escuta atenta”, ressalta o artista.

 

Sobre o artista

Nascido em Brasília, em 1985, Felipe Cavalcante é ilustrador e designer gráfico. Mestre em Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB), já teve seu trabalho exposto em mostras internacionais como o Nami Concours (Coreia do Sul), o CICLA Original Illustration Exhibition (China) e a Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália). É autor do projeto gráfico e das ilustrações de Clarice, de Roger Mello — obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti e o Prêmio da Biblioteca Nacional de Melhor Projeto Gráfico. Seus livros Clarice e O tempo todo (em parceria com Volnei Canônica) integram o catálogo White Ravens da International Youth Library de Munique, na Alemanha.

 

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

 

Serviço:

Palestra: Participação brasileira no júri da 30ª Bienal de Ilustrações de Bratislava

Com: Felipe Cavalcante

Data: 4 de novembro de 2025

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa – 506/507, W3 Sul, Brasília-DF

Entrada gratuita

Transmissão: YouTube @bdbcultural

Realização: Fundo de Apoio à Cultura do DF — edital Conexão Cultura DF

Compartilhe sua opinião

YouTube
Instagram