Clube de Leitura BDB escolhe Becos da Memória, de Conceição Evaristo, como obra de fevereiro
O livro Becos da Memória, da escritora mineira Conceição Evaristo, foi o título escolhido para a edição de fevereiro do Clube de Leitura BDB. A obra recebeu 24 votos em enquete pública realizada no perfil do Instagram da @bdbcultural, reafirmando o caráter participativo do projeto, que passa a adotar um novo formato a partir de 2026.
A leitura orienta o primeiro encontro do ano, marcado para o dia 23 de fevereiro, às 19h, na Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília. Nesta edição, o Clube de Leitura BDB inaugura uma proposta ampliada, que une leitura e escrita em um mesmo espaço de troca coletiva, fortalecendo a literatura como prática viva, acessível e compartilhada.
Publicado originalmente em 2006, Becos da Memória é um romance que articula memória, identidade e resistência a partir das vivências de uma comunidade ameaçada pela remoção urbana. A narrativa, marcada pela oralidade e pela força das lembranças coletivas, dá voz a personagens historicamente silenciados, especialmente mulheres negras, e reflete temas centrais da obra de Conceição Evaristo, como desigualdade social, pertencimento e ancestralidade.
Conceição Evaristo é uma das principais escritoras da literatura brasileira contemporânea. Doutora em Literatura Comparada, a autora construiu o conceito de “escrevivência” para definir uma escrita atravessada pelas experiências pessoais e coletivas da população negra. Sua obra reúne romances, contos, poemas e ensaios, com reconhecimento nacional e internacional, além de forte presença em debates sobre literatura, educação e direitos humanos.
Sob mediação de Asú Guimarães, artista que atua na interseção entre poesia, oralidade e convivência, o novo formato do Clube de Leitura BDB propõe, além da discussão da obra escolhida, a apresentação de produções autorais dos participantes, como poemas, resenhas, músicas e outras formas de expressão. A dinâmica prioriza a escuta cuidadosa, o acolhimento e a ausência de hierarquias.
A escolha das obras por votação pública passa a ser um eixo permanente do projeto. O livro mais votado em cada edição orienta tanto o debate literário quanto as produções autorais, que dialogam livremente com o universo temático apresentado.
O encontro acontece na Biblioteca Demonstrativa, localizada na 506/507 da W3 Sul, em Brasília-DF. A atividade é gratuita, não exige inscrição prévia e contará com lanche coletivo, reforçando o caráter de convivência e partilha da iniciativa.
“Com o novo formato, o Clube de Leitura BDB reafirma a literatura brasileira como fonte de inspiração, criação e encontro, valorizando a diversidade de vozes e fortalecendo a leitura e a escrita como práticas transformadoras e coletivas”, destaca Asú Guimarães.
Para participar e ficar por dentro da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, acompanhe as redes sociais da @bdbcultural no Instagram, Facebook e YouTube.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
