Quinta temporada do #LendoBSB leva literatura de autoras do DF à Biblioteca Demonstrativa entre fevereiro e junho

A iniciativa #LendoBSB realiza, entre fevereiro e junho de 2026, a quinta temporada de sua programação dedicada ao incentivo à leitura e à valorização da literatura produzida no Distrito Federal. Nesta edição, o projeto passa a ocupar a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em Brasília, com uma série de encontros voltados à leitura e ao debate de romances escritos por mulheres do DF.

 

Criado em 2023 a partir da pergunta “Quantas autorias do Distrito Federal você já leu?”, o #LendoBSB surgiu como uma campanha de arrecadação de livros e, ao longo dos anos, consolidou-se como um projeto múltiplo de promoção da leitura e fortalecimento da produção literária local. Desde sua criação, mais de 400 livros de autoras e autores que são ou estão no Distrito Federal foram arrecadados e doados para a Biblioteca Pública de Brasília e para a Biblioteca Nacional de Brasília, ampliando o acesso do público à literatura brasiliense.

 

Atualmente, o #LendoBSB atua em diferentes frentes, promovendo campanhas de arrecadação, clubes de leitura, ações presenciais, feiras literárias e rodas de conversa. O projeto também mantém presença ativa no ambiente digital, por meio do Instagram @leia.bsb e da hashtag #LendoBSB, contribuindo para a divulgação de autoras e autores locais e para a circulação de suas obras.

 

A proposta do #LendoBSB é se consolidar como uma iniciativa permanente de incentivo à leitura, de valorização da cultura local e de fortalecimento das bibliotecas e espaços culturais como ambientes fundamentais para a democratização do acesso ao livro e para a construção de comunidade. Para o projeto, conhecer a produção literária da cidade é também uma forma de conhecer a própria cidade.

 

#LendoBSB na Biblioteca Demonstrativa

Em 2026, a parceria com a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles marca uma ampliação da atuação do #LendoBSB. A programação prevê cinco encontros presenciais, com leitura e discussão de obras de Rosângela Vieira Rocha, Lara Haje, Beatriz Leal, Tatiana Nascimento e Patrícia Baikal, autoras que vêm se destacando no cenário literário local, nacional e internacional.

 

Os encontros serão mediados por Lívia Milanez, Kuzman, Ludimila Moreira, Maíra Valério e T. H. Wellington, com participação de comentadoras e comentadores convidados, promovendo o diálogo entre diferentes trajetórias e fortalecendo a integração da cena literária do Distrito Federal. A curadoria busca reunir experiências diversas, integrar participantes de edições anteriores do projeto e ampliar o alcance do clube de leitura como espaço de formação de público e valorização da literatura produzida no território.

 

Para a poeta e coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara, a chegada do projeto reforça o papel da instituição como espaço de escuta, circulação e valorização da produção local. “A Biblioteca Demonstrativa tem como missão fortalecer o acesso ao livro e à leitura em diálogo com a cidade e seus territórios simbólicos. Receber o #LendoBSB é ampliar esse compromisso, colocando em evidência autoras do Distrito Federal e promovendo encontros que estimulam o pensamento crítico, a troca de experiências e a construção de comunidade por meio da literatura”, afirma.

 

Para participar e ficar por dentro da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, acompanhe as redes sociais da @bdbcultural no InstagramFacebook e YouTube.

 

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

 

Programação

Os encontros ocorrerão sempre às 19h30, na Biblioteca Demonstrativa, localizada na 506/507, W3 Sul, em Brasília-DF.

 

1º Encontro – 25 de fevereiro

Autora convidada: Rosângela Vieira Rocha

Obra: O indizível sentido do amor (Patuá, 2017)

Comentadora: Virgínia Ferreira

Mediação: Lívia Milanez

 

2º Encontro – 25 de março

Autora convidada: Lara Haje

Obra: Eu não disse (Cachalote, 2024)

Comentadora: Gabrielle Alves

Mediação: Kuzman

 

3º Encontro – 29 de abril

Autora convidada: Beatriz Leal

Obra: Você, Colônia (Urutau, 2026)

Comentadora: Lívia Milanez

Mediação: Ludimila Moreira

 

4º Encontro – 27 de maio

Autora convidada: Tatiana Nascimento

Obra: Água de maré (Pallas, 2025)

Comentadora: Ana Raja

Mediação: Maíra Valério

 

5º Encontro 24 de junho

Autora convidada: Patrícia Baikal

Obra: Mulher com brânquias (2017)

Comentadora: Stéfane Silva

Mediação: T. H. Wellington

Compartilhe sua opinião

YouTube
Instagram