Nova iniciativa na Biblioteca Demonstrativa celebra o cinema brasileiro com o Cine Clube Tela Brasil

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília, realiza no dia 5 de março, a primeira edição do Cine Clube Tela Brasil, iniciativa mensal que propõe ao público uma vivência coletiva do cinema brasileiro. O projeto convida estudantes e a comunidade em geral a participarem de sessões gratuitas, seguidas de bate-papo, reforçando o cinema como espaço de encontro, diálogo e pertencimento cultural.

 

Com exibição gratuita e pipoca garantida, o Cine Clube Tela Brasil aposta na formação de público e na valorização do audiovisual nacional. A curadoria e mediação do Cine Clube fica por conta da poeta Marina Mara, mestra em artes visuais pela UnB, agitadora cultural de Brasília, atriz, roteirista e diretora audiovisual.

 

Diante disso, a proposta do Cine Clube Tela Brasil busca fortalecer ainda mais o setor do cinema. Mais do que apenas exibir filmes, o Cine Clube se torna uma nova sala de cinema na Capital Federal, ligada ao Ministério da Cultura. Ele tem uma curadoria que valoriza obras que tratam de temas importantes e atuais. Essa iniciativa incentiva a participação cultural das pessoas, promove a expressão da comunidade ajuda a impulsionar o mercado audiovisual, formando público e gerando interesse pelos filmes.

 

As sessões ocorrerão toda primeira quinta-feira do mês. A sessão inaugural será realizada no dia 05 de março, às 19h, e também celebra o destaque recente do cinema brasileiro no cenário internacional, evidenciado pela conquista de Wagner Moura, vencedor do Globo de Ouro pelo filme O Agente Secreto, que também recebeu quatro indicações ao Oscar. O reconhecimento reforça a força criativa, estética e política do audiovisual nacional.

 

O filme da primeira edição será o documentário Branco Sai, Preto Fica, do renomado diretor Adirley Queirós. O longa foi produzido na Ceilândia-DF e é vencedor de importantes prêmios mundo afora. “Mais do que uma sessão de cinema, o Cine Clube Tela Brasil se estabelece como um espaço permanente de encontro, debate e celebração do cinema brasileiro como patrimônio cultural vivo”, ressalta a coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara.

 

Para participar e ficar por dentro da programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, acompanhe as redes sociais da @bdbcultural no InstagramFacebook e YouTube.

 

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

 

Serviço:

Cine Clube Tela Brasil

Data: 5 de março (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa – 506/507, W3 Sul, Brasília-DF

Periodicidade: mensal

Entrada gratuita

Compartilhe sua opinião

YouTube
Instagram